CONSTRUÍDO
BRASÍLIA, DF, 2015
Projeto Indicado para o prêmio MCHAP “Mies Crown Hall Americas Prize”, promovido pelo IIT – Illinois Institute of Technology – Chicago, 2015-2016
Uma paineira com 15 metros de altura foi o ponto de partida para a criação de um eixo leste-oeste paralelo à rua que definiu a circulação principal da casa. Procuramos mediar a relação entre interior e exterior por meio de aberturas que revelam partes da paisagem ao longo do percurso.
Dividimos o programa em dois blocos: o social e de serviços à oeste e o das áreas íntimas à leste. Os blocos possuem dimensões similares e regulares em planta, porém uma sequência de pés-direitos diferentes insinua o uso de cada espaço. O volume externo é um reflexo direto destas operações. O jogo de alturas e pés-direitos variados que sugerem o uso e importância de cada ambiente fazem referência à Müller House de Adolf Loos.
Todas as superfícies externas possuem a mesma cor, porém uma variação mais clara foi aplicada nos tetos e paredes internas. A intenção de reforçar a unidade visual entre as superfícies também se aplica aos pisos da casa com a utilização de apenas dois acabamentos distintos.
Autores:
Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco
Coautor: Rodrigo Scheel (arquitetura)
Equipe: Victor Machado, Tatiana Lopes e Guilherme Mahana
Superfície Construída: 390m2
Projeto: 2013
Construção: 2013-2015
Obra: Memória Engenharia
Fotos: Haruo Mikami