PROJETO EXECUTIVO COMPLETO
CORRENTINA-BA, 2023-2024
Projeto de edifício sede para escritórios de fazenda
Dentro de uma grande planície ocupada por plantações de algodão e soja, galpões de beneficiamento e armazenagem, o edifício-sede abrigará os escritórios administrativos da empresa, a área de recepção para clientes e uma área de eventos. Uma das extremidades do edifício fica voltada para as balanças da fazenda, enquanto a outra se abre em uma área de eventos semiaberta. A estrutura metálica linear da edificação é composta por 29 pórticos idênticos que utilizam peças de aço laminado, o que resulta em uma única edificação de 84 metros de comprimento. Enquanto os dois pilares de cada pórtico se localizam ao longo das paredes longitudinais, duas linhas de tirantes são posicionadas paralelas a elas, ao longo das circulações externas, na proporção de dois tirantes para cada quatro pilares. Cada extremidade do conjunto “tirante-pilar” funciona como uma alavanca que permite que a seção de estrutura para vencer o vão central de 9 metros livres da edificação, seja a menor possível. Os tirantes também estabilizam o conjunto durante os fortes ventos da área.
O interior do edifício, entre as paredes longitudinais, é livre de pilares, o que permite flexibilidade para futuras reformas e/ou adaptações. Os fechamentos de paredes internas e externas serão de painéis do tipo “drywall”, instalados sobre uma grande plataforma em concreto levemente suspensa do chão, conectada à calçada por rampas e escadas.
O jardim ao redor do edifício funcionará como um “oásis” que permanecerá irrigado ao longo de todo o ano através da utilização de água pluvial captada pela cobertura e armazenada para este fim. Ele funcionará como uma barreira física para amenizar a entrada de pó durante a época seca da região.
Autores:
Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco
Coordenação: Luis Alcântara
Projeto: 2022 – 2023
Projeto de Estutura Metálica: Vista Engenharia
Projetos de Instalações: Benfatto