CONSTRUÍDO
BRASÍLIA-DF, 2017
Projeto Indicado para o prêmio MCHAP “Mies Crown Hall Americas Prize”, promovido pelo IIT – Illinois Institute of Technology – Chicago, 2017-2018
O terreno encontra-se em uma área residencial distante do centro de Brasília. A vista oeste para o vale com vegetação nativa, exposta diretamente ao sol da tarde, foi preservada em razão da diferença entre o grande declive do terreno frontal e o acentuado aclive do terreno da casa. O desejo de manter a vista livre e maximizar o uso da iluminação e ventilação naturais aliados à proteção solar direcionaram o desenho da casa.
A ideia fundamental foi utilizar a forma da casa como barreira para a insolação, dispensando a utilização de elementos extras de proteção. O objetivo era manter a vista permanentemente desobstruída e protegida da insolação vespertina direta, utilizando como recurso os próprios elementos básicos da construção: paredes, pisos e coberturas.
A forma da fachada frontal é resultado do avanço dos andares uns sobre os outros e sua inclinação foi definida segundo a posição aproximada do sol às 16h nos meses mais quentes do ano. Esse artifício aliado ao recuo das esquadrias resulta em grandes beirais que mantêm os interiores protegidos durante o período mais quente do dia.
Autores: Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco
Colaboração: Victor Machado e Marina Lira
Projeto:2013
Construção: 2014-2017
Área: 290m2
Estruturas: André Torres
Instalações: Victor Silvério
Construção: Gilmar Guimarães
Fotos: Haruo Mikami