CONSTRUÍDO
BRASÍLIA-DF, 2024
A reforma deste apartamento de 68m2 reorganizou grande parte da planta para atender às necessidades da moradora. Originalmente muito compartimentada, a planta, característica de imóveis de dois quartos na Asa Norte, limitava a amplitude dos ambientes sociais. Para solucionar essa questão, foi demolida grande parte das paredes, expondo a estrutura original de vigas, pilares de concreto e tubulações, valorizando a arquitetura existente.
A cozinha teve sua posição alterada, integrando-se à sala e a uma das janelas, onde foi instalada uma pequena horta. Essa nova configuração permitiu transformar o antigo banheiro de serviço em um lavabo, enquanto a varanda e um dos dois quartos foram incorporados à sala de estar, maximizando a área social e ampliando a entrada de luz natural. Apenas a suíte principal foi mantida em sua dimensão original.
A paleta de cores tem o branco como base para destacar a estrutura de concreto aparente. O amarelo mostarda se sobressai em detalhes, como nas portas inferiores do armário da cozinha e no interior do armário da sala.
A materialidade do projeto enfatiza a madeira, presente no piso – feito de tacos reciclados provenientes de uma demolição –, no mobiliário e na marcenaria do armário da sala. Azulejos brancos de 15×15 cm, característicos das construções do início de Brasília, foram aplicados na cozinha, nos banheiros e no aparador da sala de estar. Nesse espaço, o revestimento também funciona como banco ou mesa, conectando áreas separadas pela estrutura de concreto original.
Autores:
Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco
Equipe: Júlia Moraes
Superfície Construída: 68m2
Projeto: 2021
Construção: 2022-2023
Obra: Thiago Meireles
Fotos: Julia Totoli