CONSTRUÍDO
BRASÍLIA-DF, 2011
Finalista do prêmio “O Melhor da Arquitetura”, Editora Abril, São Paulo, 2011
A construção abriga o clube do condomínio além de restaurante e área administrativa. A principal diretriz do projeto foi interferir o mínimo possível na paisagem natural vista desde as casas, procurando aproveitar o caimento natural do terreno.
O edifício do clube se divide em uma ala central de pé-direito mais alto e duas alas laterais complementares, perpendiculares à ala principal. A cobertura da ala central é composta por estrutura de concreto coberta por teto-jardim e se alinha à rua mais baixa do condomínio, fazendo com que seu teto jardim se integre à paisagem do horizonte visível desde as casas. Sua presença no horizonte é assinalada apenas pelo volume da caixa d’água, que se ergue sobre o teto-jardim.
A forma do edifício define um espaço central onde estão localizadas as piscinas de natação, infantil, piscina com rampa semi-enterrada e banco de transferência para deficientes físicos. Uma rampa suave liga a área central do clube às quadras de esportes, fazendo acessíveis todos os cômodos deste clube.
Autores:
Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco
Equipe: Rodrigo Scheel, Daniella Rauber, Débora Valença, Guilherme Mahana e Tatiana Lopes
Superfície Construída: 10600m2
Projeto: 2009
Obra: 2009-2011
Estrutura e Instalações: K Projetos
Paisagismo: Renata Tilli
Luminotécnica: Bia Toledo
Construção: ENGEA Engenharia
Fotos: Haruo Mikami